• Instituto Mater

Como começar a Introdução Alimentar?

Está na hora de iniciar a introdução alimentar do seu filho? Então, é muito importante que você se prepare para esse momento, pois é nesta fase que o bebê começa a conhecer os alimentos e começa também a preparar o seu paladar para os próximos anos da sua vida.



O recomendado é que a introdução alimentar se inicie aos 6 meses de idade e que seja complementar ao aleitamento materno. É importante que essa introdução seja feita com tranquilidade e sem ansiedade por parte dos pais. Essa será uma experiência nova para o bebê que até então só tomava leite materno ou fórmula. Não crie expectativas de que o bebê irá comer toda a frutinha que você oferecer pela primeira vez. Pode ser que ele goste e coma tudo, mas pode ser também que ele recuse, chore, e não coma nenhuma colherada. Se isso acontecer, não se preocupe. Isso é totalmente normal. O que você não pode fazer é desistir. Segundo informações do Ministério da Saúde, é necessário oferecer um alimento de oito a dez vezes, em média, até que a criança o aceite.


Pensando nisso, preparamos algumas dicas de como fazer com que esta nova fase seja tranquila e bem sucedida:

- Dê o exemplo

Se a família tem hábitos alimentares ruins, como vão ensinar à criança que ela coma de forma saudável? Para que o seu filho coma um brócolis, você tem que mostrar a ele que você come também. O brócolis tem que estar presente no seu prato.

Além disso, não deixe de oferecer algum alimento só porque você não tem o hábito de comprar e cozinhar na sua casa. O seu paladar não é o paladar da criança.

Para que isso aconteça de forma mais tranquila, procure melhorar os seus hábitos alimentares durante a gestação , para que seja mais fácil quando você for iniciar esse processo.

- Varie os alimentos

Quantos mais variada for a alimentação do seu filho, além de mais saudável, melhor será o paladar dele. É preciso que todos os sabores sejam apresentados a ele nessa fase.


- Saiba como oferecer os alimentos

Você deve se informar e escolher qual a forma irá apresentar os alimentos ao seu bebê. Será em forma de papinhas amassadas, BLW (alimentos cortados em pedaços ao alcance da criança) ou as duas formas associadas? Não existe uma regra. Você irá descobrir isso junto com o seu bebê.

- Não obrigue e não substitua

Se a criança não quer comer determinado alimento, não force que ela coma. Isso pode gerar uma associação negativa do alimento. Também não ofereça uma outra opção no lugar. Espere que o horário da próxima refeição chegue para que a criança coma novamente.

- Não ofereça doces

A criança não conhece o sabor doce. Não sabe se é bom ou ruim. Por isso, não ofereça antes dos 2 anos de idade. Chegará o momento em que ela irá querer provar, mas você não precisa incentivar.

- Não tempere com sal

O uso do sal não é recomendado até os 2 anos de idade. Para temperar as preparações, utilize temperos naturais como salsinha, cebolinha, alho, cebola, hortelã que dão sabor aos alimentos. Lembre-se: a criança não está acostumada com o sal e por isso, não sentirá falta dele.

- Não ofereça industrializados

Apesar de toda a praticidade, esses tipos de alimentos são ricos em açúcares, sódio, gorduras, corantes e conservantes que contribuem para o surgimento cada vez mais cedo de doenças como obesidade, diabetes, pressão alta, entre outras.


Uma boa introdução alimentar será fundamental para que a criança tenha uma alimentação variada e saudável no futuro. Por isso, se informe sobre esse assunto estudando e com profissionais (pediatra, nutricionista) que saberão lhe orientar a melhor maneira de começar.



#introducaoalimentar #introduçãoalimentar #alimentação #alimentacaoinfantil #alimentaçãoinfantil #blw #blwbrasil #ia #bebê #crianças

0 visualização

CONTATO

(31)  9.9305-4658

SIGA-NOS NAS REDES:

Curso online materniade
Curso online materniade
Curso online materniade
Curso online materniade
Curso online materniade

OUÇA NOSSO PODCAST:

SOUNDCLOUD.png
SPOTIFY.png

© Copyright 2019 Instituto Mater – Todos os direitos reservados  | CNPJ: 19.032.376/0001-06