• Instituto Mater

Como me preparar para o fim da licença maternidade?

O fim da licença maternidade e a volta ao trabalho é um período muito difícil para a maioria das mulheres. O sentimento de culpa e tristeza por ter que deixar o bebê sob os cuidados de uma outra pessoa toma conta dessas mães que ficaram durante 4 ou até 6 meses cuidando exclusivamente do seu bebê. Para que essa separação seja mais tranquila e menos dolorosa tanto para a mãe quanto o filho, é muito importante que você se prepare para esse momento.


Não se sinta culpada


Não se culpe por ter que voltar a trabalhar e com isso ter que deixar o bebê aos cuidados de uma outra pessoa. Esse é um sentimento muito normal para muitas mães, mas é preciso que você entenda que voltar à rotina normal é bom para os dois lados. É fundamental que o momento em estiverem juntos seja aproveitado da melhor forma possível. Use esse tempo para brincar, cantar uma música, contar uma história... Aproveite o máximo que puderem juntos!


Tenha uma rede de apoio

Busque por grupos de mães que estejam passando pela mesma situação e troque experiências. Você se sentirá muito mais fortalecida para lidar com os desafios da maternidade.


Planeje a sua rotina


Se você trabalha por conta própria ou em home office, tente fazer um planejamento e estabelecer uma rotina. Defina os horários em que irá dedicar-se ao trabalho, aos cuidados da casa, aos cuidados com o seu bebê e não se esqueça também de reservar um tempinho para os cuidados pessoais. O autocuidado é fundamental para que você se sinta bem e esteja preparada para exercer todas as outras funções. São muitas tarefas para realizar em apenas 24 horas, mas se você organizar direitinho ficará muito mais tranquila em dar conta de tudo!


Agora se você trabalha fora, é muito importante também que você se planeje muito bem! Decida quem ficará responsável pelos cuidados com o seu filho: avós, babá ou berçário. Nessas duas últimas opções, procure obter indicações e referências de amigos ou parentes. Decidido isso, vá fazendo a adaptação do bebê e observe como ele se comporta às novas mudanças.

Nesse caso, o ideal é você começar algum tempo antes do início do seu trabalho, para que quando você voltar realmente, a criança já esteja mais adaptada à nova rotina.

Planeje a alimentação


Se o seu bebê ainda está em amamentação exclusiva, planeje como você irá deixar o leite materno para que o cuidador ofereça nas quantidades e nos horários estipulados por você. Se informe como você irá ordenhar, armazenar, congelar e descongelar o leite materno. Treine o cuidador a oferecer o leite no copinho.

Em nosso curso de Amamentação e Retorno ao Trabalho, a Dra. Amanda Goulart ensina todo esse processo para que a amamentação não seja interrompida.

https://www.institutomater.com.br/amamentacao-e-retorno-trabalho

Mas para que esse processo dê certo é preciso que você se prepare no mínimo com um mês de antecedência.


Se o seu bebê já está iniciando a introdução alimentar, oriente o cuidador no preparo dos alimentos. Tente estipular um cardápio para que a alimentação do seu filho seja bem variada em relação às frutas, legumes e verduras e, consequentemente, mais saudável.

Em breve teremos também um curso muito completo sobre Introdução Alimentar.

Voltar a trabalhar pós licença maternidade pode ser muito doloroso para mãe e filho, mas também é saudável para ambos. Para a mãe, pois ela retorna para a sua antiga rotina profissional, tem contato com outras pessoas e para o filho, pois ele se tornará uma criança mais independente. Sinta-se segura e tente transmitir segurança para o seu filho conversando com ele. Tenha em mente a certeza de que se você se preparar para esse momento, tudo será muito mais leve e tranquilo e vocês dois estarão preparados para vivenciar essa fase da melhor forma!


Fique tranquila! Essa fase é muito mais dolorosa para você do que para o seu bebê!


#licençamaternidade #licencamaternidade #amamentacaoexclusiva #introducaoalimentar #retornoaotrabalho #leitematerno #fimdalicençamaternidade

0 visualização

CONTATO

(31)  9.9305-4658

SIGA-NOS NAS REDES:

Curso online materniade
Curso online materniade
Curso online materniade
Curso online materniade
Curso online materniade

OUÇA NOSSO PODCAST:

SOUNDCLOUD.png
SPOTIFY.png

© Copyright 2019 Instituto Mater – Todos os direitos reservados  | CNPJ: 19.032.376/0001-06