• Instituto Mater

DOAÇÃO DE LEITE MATERNO E BANCO DE LEITE HUMANO

Já ouviu falar que o leite materno é o melhor e mais completo alimento para o seu filho? E você sabe por quê?

Porque além de conter água e todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê, ele ainda possui anticorpos importantes para a proteção do sistema imune. E se ele é

tão importante para bebês nascidos a termo (37 a 41 semanas e 6 dias) e com peso adequado (2,5kg a 4,2kg), já imaginou a importância dele para os bebês prematuros (menos de 37 semanas) e de baixo peso (menos de 2,5kg) ao nascer? Ele é essencial para a saúde e sobrevivência de recém-nascidos internados em uti neonatal e que não podem ser amamentados pela própria mãe. Por isso doar leite materno é tão importante!


Quem pode doar leite materno?

Toda mulher que esteja amamentando, que tenha boa saúde e não esteja fazendo uso de medicamentos que interfiram no processo de amamentação pode ser uma doadora. Se você está produzindo um volume de leite além da necessidade do seu filho, se você sente desconforto entre as mamadas porque suas mamas estão muito cheias, você pode doar seu leite e ajudar a salvar uma vida!

Onde posso doar?

Todos os estados brasileiros possuem um Banco de Leite Humano (BLH) e postos de coleta. Você também pode ligar para o número 136 para obter mais informações sobre a doação.


Clique no link abaixo e encontre o banco de leite humano mais preto de você:

https://producao.redeblh.icict.fiocruz.br/portal_blh/blh_brasil.php

O que é um Banco de Leite Humano?

O banco de leite é o local responsável por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, processamento (pasteurização), rigoroso controle de qualidade e distribuição para hospitais mediante prescrição de médicos ou nutricionistas.

Sou mãe e não consigo amamentar meu bebê. O que devo fazer?

Se você não está conseguindo amamentar o seu bebê ou conhece alguma mãe que também está com dificuldades, os bancos de leite oferecem orientação e apoio e também auxiliam a retomada da amamentação, caso ela tenha sido interrompida.

Não amamente outro bebê e também não deixe que outra mãe amamente o seu filho, pois esse processo permite que ocorra a transmissão de doenças infectocontagiosas para o bebê.

Qual a quantidade de leite materno posso doar?

Qualquer quantidade de leite retirado e destinado para doação já ajuda. Não existe uma quantidade mínima! O potinho não precisa estar cheio de leite para ser entregue ao Banco de Leite.

Um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.

Como faço para doar?

Doar leite materno é fácil e é um ato de amor! Tanto a doadora quanto o bebê que irá receber o leite materno são beneficiados nesse processo. A mulher doadora se beneficia porque quanto mais leite é retirado, mais leite é produzido. E o bebê se beneficia porque recebe um alimento que supre todas as suas necessidades nutricionais e fica protegido contra infecções, diarreias e alergias.


Siga o passo a passo abaixo que foi elaborado pelo Ministério da Saúde e saiba como fazer a sua doação de leite materno! Lembre-se que seguir todos esses passos de forma correta, evita a perda do leite materno!

Preparo do frasco para guardar o leite materno:

· Lave um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa.

· Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água.

· Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

· Escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar.

· Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa.

· O ideal é deixar vários frascos preparados.



Higiene pessoal antes de iniciar a coleta do leite materno:

· Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos.

· Coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca.

· Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão.

· Lave as mamas apenas com água.

· Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.

Local adequado para retirar o leite materno:

· Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo.

· Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa.

· Evite conversar durante a retirada do leite.

Saiba como retirar o leite das mamas:

· Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo.

· Coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola.

· Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola.

· Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo.

· Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite.

· Despreze os primeiros jatos ou gotas.

· Em seguida, abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima.

· Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola.

· Após terminar a coleta, feche bem o frasco.


Como guardar o leite materno coletado?

· Anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde imediatamente no freezer ou no congelador o frasco fechado.

· Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento.

· Para completar o volume de leite no frasco já congelado, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos. Após a fervura, escorra-o, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar.

· Coloque o leite recém-extraído sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco.

· Guarde imediatamente o frasco no freezer ou no congelador.

· Após a extração em que o frasco de vidro esteja completo, a mãe deve ligar para o banco de leite humano. Se em 10 dias após congelar o primeiro leite, o frasco não estiver completo, a mãe poderá ligar para o banco de leite humano e fazer a doação, pois qualquer quantidade é importante.

Como conservar o leite materno coletado? O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até 10 dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite humano. Todo leite descongelado não deve ser congelado novamente.

Todo esse passo a passo de como se preparar para ordenhar, armazenar, congelar e descongelar o leite materno está muito bem explicado pela Dra. Amanda Goulart em nosso curso online de Amamentação e Retorno ao Trabalho.

Quer saber mais? Clique neste link: https://www.institutomater.com.br/amamentacao-retorno-trabalho

DOE AMOR! DOE LEITE MATERNO!



#doeleitematerno #bancodeleitehumano #amamentacao #amamentar #leitematerno #aleitamentomaterno #aleitamentomaternoexclusivo

7 visualizações

CONTATO

(31)  9.9305-4658

SIGA-NOS NAS REDES:

Curso online materniade
Curso online materniade
Curso online materniade
Curso online materniade
Curso online materniade

OUÇA NOSSO PODCAST:

SOUNDCLOUD.png
SPOTIFY.png

© Copyright 2019 Instituto Mater – Todos os direitos reservados  | CNPJ: 19.032.376/0001-06