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5 NUTRIENTES IMPORTANTES PARA MULHERES QUE QUEREM ENGRAVIDAR!


Você quer engravidar? Então fique atenta a alguns nutrientes fundamentais para que a fecundação e desenvolvimento do embrião seja possível:

1 – VITAMINA D: importante para a imunomodulação, fundamental no processo de desenvolvimento do embrião.Atua na placenta (mantém a unidade feto-placenta), no endométrio (aumenta expressão de enzimas que ajudam na implantação) e no ovário (ajuda na maturação dos folículos). O embrião depende 100% da vitamina D materna, dessa forma a mãe deve ter níveis adequados no sangue. Infelizmente, é muito difícil obtê-la por meio de alimentação, por isso, a exposição solar juntamente com a suplementação adequada são fundamentais.

2 – VITAMINA DO COMPLEXO B: principalmente o folato e a vitamina B12 (ambos na forma metil). A vitamina B12 e o folato são necessários para um boa função placentária e podem previnir abortos espontâneos. Fontes alimentares de folato são principalmente folhas verdes escuras! Fontes de vitamina B12 são principalmente as carnes. A reposição de folato na forma de suplementos orais já é bem estabelecido (importante frisar que o ideal é que a suplementação seja na forma de folato e não, ácido fólico). A reposição de vitamina B12 ainda não é feita rotineiramente mas, devido ao grande número de mulheres com deficiência da mesma, a investigação laboratorial deve ser feita e uma possível suplementação, realizada.

3 – ÔMEGA 3: Por ser imunomodulador e anti-inflamatório, o óleo de peixe rico em ômega 3 desempenha um importante papel já que a inflamação no ambiente uterino dificulta o desenvolvimento embrionário. Parece ter efeito na qualidade dos oócitos e na implantação embrionária e alguns estudos sugerem reduzir anovulação e envelhecimento ovariano.

4 – TRIPTOFANO: fundamental para a produção de melatonina, um hormônio indutor do sono. Além de outras funções muito importantes, a melatonina é um potente antioxidante que auxilia a mulher na manutenção de um oócito de qualidade e também na melhora da dinâmica vascular da interface placenta-útero, aumentando as taxas de implantação do embrião. Para que o triptofano produza melatonina são necessários outros micronutrientes em conjunto, como o folato, magnésio e a vitamina B6. Os alimentos fonte de triptofano são: peixes, ovo, banana, leite, oleaginosas. Além do consumo de triptofano, é muito importante que a mulher que deseja engravidar durma bem! Dormir cedo, acordar cedo, se expor ao sol...isso é fundamental para a ação hormonal!

5 – VITAMINA A: vitamina A tem sido apontada como um nutriente muito importante para quem quer engravidar. Ela parece sinalizar a iniciação da meiose nas gônadas femininas durante a embriogênese, ou seja, fundamental para o desenvolvimento embrionário. Ela protege contra danos oxidativos no óvulo. Fontes alimentares de vitamina A são: fígado, gema de ovo, óleo de peixe, espinafre, cenoura... A mudança nos hábitos de vida e principalmente dos hábitos alimentares é super importante para auxiliar na fertilidade da mulher. Então, se você está planejando ter um bebê, comece a comer melhor para que os resultados dessa mudança alimentar possam refletir também durante toda a gestação. Olívia Matos - Nutricionista materno-infantil #fertilidade #fertilidadefeminina #gestação #queroengravidar #alimentacaosaudavel #gravidezsaudavel #alimentossaudaveis #nutrientesparaengravidar #alimentosparaengravidar

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